Remo Lupin
- J. K. Rowling ( Tradução Alexandre Senna )
- 24 de dez. de 2017
- 15 min de leitura
Membro da Ordem da Fênix, Professor de Hogwarts, Marido da Tonks e um Lobisomem.

Os Pais
Remo Lupin era filho único do bruxo Lyall Lupin e sua mulher trouxa Hope Howell.
Lyall Lupin era um homem muito inteligente, um pouco tímido, que aos trinta anos, se tornou uma autoridade mundialmente conhecida mundialmente em aparições espirituais não humanas. Isso inclui Fantasma, Bicho Papão e outras criaturas estranhas, que as vezes se parecem com fantasmas em aparência e forma de agir, que nunca foram verdadeiramente vivas e permanecem algo misterioso até para o mundo bruxo.
Em uma viagem investigativa em uma densa floresta gales em que um bicho-papão particularmente cruel era suspeito de estar à espreita, Lyall vê sua futura esposa. Hope Howell, era uma linda mulher trouxa que trabalhava em um escritório de seguros em Cardiff, que havia sido mal aconselhada a fazer uma caminhada em uma floresta que aparentava ser inocente. Bichos Papão e Poltergeists geralmente são sentidos pelos trouxas, e Hope, era uma pessoa particularmente sensitiva e imaginativa, estava com a impressão de estar sendo vigiada por entre as arvores negras. Até que, a sua imaginação se tornou tão ferril que o Bicho Papão tomou a forma de um homem grande e assustador, que grunhia e andava com mãos estendidas até sua direção. Escutando o grito de pavor dela, o jovem Lyall, correu pela floresta, e ao encontrar o bicho papo fez com que ele se torna-se um campo de cogumelo com o balançar de sua varinha. Hope confusa e assustada pensou, que ele havia feito o provável agressor fugir. A primeira coisa que ele disse para ela - Fique tranquila, era apenas um bicho papão - não fez nenhum sentido para ela. Notando a beleza da jovem, Lyall tomou a sábia decisão de parar de falar sobre bichos papões e ao invés disso apenas concordou que o homem era assustador e grande, sendo assim ele deveria acompanhar a jovem até em casa para proteção.
O jovem casal se apaixonou, e nem mesmo a confissão vergonhosa, alguns meses depois, que Hope nunca esteve em um perigo real, fez com que ela ficasse menos interessada por ele. Para a felicidade do Lyall, Hope aceitou o seu pedido de casamento, e começou a fazer as preparações do casamento, com a imagem do bicho papão no topo do bolo.
O primeiro e único filho do Lyall e Hope, Remo John, nasceu um ano após o casamento. O feliz e saudável menino, mostrou sinais de magia e seus pais começaram a fantasiar que seu filho seguiria os passos dos pais e logicamente estudaria em Hogwarts.
A Mordida
Quando Remo completou 4 anos de idade, os usuários de magia negra cresceram drasticamente. Embora poucos ainda soubessem o que estava por trás dos ataques e aparições, a primeira acensão ao poder do Lorde Voldemort estava em progresso e muitos Comensais da Morte estavam recrutando todos os tipos de criaturas das trevas para derrubar o Ministério da Magia. O Ministro da Magia convocou para os seus serviços autoridades em criaturas das trevas - até as menores como Bicho Papão e Fantasmas - para ajudar a entender e conter as ameaças. Lyall Lupin estava entre essas autoridades chamadas para se juntar ao Departamento de Regulação e Controle de Criaturas Mágicas, onde ele ficou muito feliz de participar. E foi aí que Lyall se encontra com um Lobisomem chamado Fenrir Greyback, que foi levado para interrogatório sobre a morte de duas crianças trouxas.
O Registro de Lobisomens era mal administrado. Os lobisomens eram tão evitados pela sociedade mágica que geralmente eles evitavam o contato com outras pessoas; Os Lobisomens viviam em "matilhas" e faziam tudo o que podiam para evitar serem registrados. Greyback, a quem o Ministério não sabia ser um lobisomem, afirmou ser nada mais do que um mendigo trouxa que estava totalmente espantado ao encontrar-se em uma sala cheia de bruxos, e horrorizado por saber das pobres crianças mortas.
As roupas sujas do Greyback e a falta de uma varinha foram o suficiente para convencer dois funcionários ignorantes e cansados do comitê de interrogação de que Greyback estava dizendo a verdade, mas Lyall Lupin não era facilmente enganado.Ele reconheceu certos sinais reveladores na aparência e comportamento de Greyback e disse à comissão que Greyback deveria ser mantido em detenção até a próxima lua cheia, apenas vinte e quatro horas depois.
Greyback sentou-se em silêncio enquanto os colegas membros do comitê davam risada do Lyall ('Lyall, vai cuidar dos Bichos Papões, que é nisso que você é bom'). Lyall, em geral, um homem amável, ficou com muita raiva. Ele descreveu os lobisomens como "sem alma, o mal, não merecendo nada além da morte". O comitê expulsou Lyall da cela, o chefe do comitê se desculpou com o "mendigo trouxa" e o Greyback foi liberado.
O bruxo que o escoltou para fora do ministério deveria usar um feitiço de memória, para que ele esquecesse tudo sobre o ministério. Mas antes que pudesse fazer isso com Greyback ele foi surpreendido por dois cúmplices do Greyback que o esperavam na saída, ao libertá-lo os três
lobisomens fugiram.
Greyback não perdeu tempo e contou para seus amigos como Lyall Lupin havia falado sobre eles. E sua vingança contra o bruxo que achava que os Lobisomens não deveriam nada alem da morte deveria ser rápida e horrível.
Assim que Remo completou 5 anos, ele estava dormindo em sua cama, Fenrir Greyback forçou a janela de seu quarto e o atacou. Lyall chegou no quarto a tempo de salvar a vida de seu filho, expulsando Greyback do quarto com varias magias e maldiçoes. Mas a partir desse dia, Remo se tornaria um Lobisomem.
Lyall Lupin nunca se perdoou pelas palavras ditas por ele na frente do Greyback durante o inquérito:"sem alma, o mal, não merecendo nada além da morte". Ele havia repetido o que é dito pelo mundo magico, mas seu filho sempre foi - amável e inteligente - exceto durante o periodo de lua cheia onde ele se tornava perigoso para todos a sua volta. Por muitos anos, Lyall manteve a verdade sobre o ataque, incluindo a identidade do agressor, de seu filho, temendo as recriminações do Remo.
Infância
Lyall fez de tudo para encontrar uma cura, porem nem mesmo poções e feitiços poderiam ajudar seu filho. Desse ponto em diante, a vida da família era dominada pela necessidade de esconder a condição do Remo. Eles saíram da vila para a cidade assim que rumores sobre o estranho comportamento do menino começaram. Outros bruxos e bruxa perceberam como Remo ficava com a aproximação da lua cheia, sem mencionar os mensais desaparecimentos. Remo não podia brincar com outras crianças, pois ele poderia deixar escapar a verdade sobre sua condição. Como consequência disso a pesar do grande amor que tinha de seus pais, Remo era um menino muito solitário.
Quando Remo era menor, sua contenção durante as transformações não eram difíceis; um quarto trancado e muitos feitiços de silencio eram o suficiente. Porem, conforme ele crescia, o seu lado lobo também crescia, e quando completou dez anos, ele já era capaz de derrubar portas e quebrar janelas. Cada vez mais era necessário feitiços mias fortes e poderosos para conte-lo e com isso Lyall e Hope ficaram cada vez mais magros, preocupados e com medo. Eles amavam seu filho, mas eles sabiam que sua sociedade - já aticadas pelas atividades de magia e criaturas das trevas - não seriam tranquilos e leniente com um lobisomem descontrolado. Os sonhos que tiveram sobre a vida que seu filho poderia ter pareciam estar arruinados, e Lyall educou Remo em casa, certo de que ele nunca colocaria seus pés em uma escola.
Logo depois de seu decimo primeiro aniversario, ninguém nenos que Albus Dumbledore, Diretor the Hogwarts, aparece sem convite na casa da família Lupin. Nervosos e assustados, Lyall e Hope tentaram bloquear sua entrada, mas de algum modo, Dumbledore já estava na sala jogando bolinha de gude magica e comendo biscoito com Remo.
Dumbledore explicou para os Lupins que já sabia sobre a condição do filho deles. Greyback havia se gabado sobre o que ele havia feito e Dumbledore tinha espiões entre as criaturas das trevas. Portanto, Dumbledore disse que não via motivos pelo qual Remo não pudesse ir a escola, e contou sobre as adaptações que ele havia feito para que o filho deles pudesse ter um lugar seguro para suas transformações. Sobre o grande preconceito com Lobisomens, Dumbledore concordou que para o próprio bem do Remo sua condição não deveria ser contada. Uma vez por mês, Remo iria para uma casa segura e confortável no Vilarejo de Hogsmeade, protegida por vários feitiços e só podia ser acessada por uma passagem subterrânea que ficava em Hogwarts, onde ele poderia se transformar em paz.
A animação do Remo estava alem de tudo que ele já havia sentido antes. Era o sonho de sua vida encontrar outras crianças e ter, pela primeira vez, amigos para brincar.
A Escola
Escolhido para a casa da Grifinória, Remo Lupin rapidamente fez amizade com dois meninos alegres, confiantes e rebeldes, Thiago Potter e Sirius Black. Eles foram atraídos pelo senso de humor e a bondade do Remo traços que eles valorizavam, mesmo sendo traços que não eram sempre utilizados pelos dois. Remo, sempre o menos popular de seus amigos, era muito gentil a ponto de fazer com que Pedro Pettigrew, um companheiro de casa, do qual Sirius e Thiago não consideravam dignos de sua atenção, se juntasse aos grupo e assim os quatro se tornaram grandes amigos.
Remo era a consciência do grupo, mas as vezes falhava em sua "função". Ele era totalmente contra o constante bullying com o Severo Snape, porem ele amava tanto o Thiago e o Sirius, e era tão grato a aceitação deles, que ele não enfrentava seus amigos tanto quanto ele sabia que deveria.
Inevitavelmente, seus três amigos ficaram curiosos sobre como o Remo conseguia desaparecer uma vez ao mês. Convencido por sua infância solitária que se contasse que ele era um Lobisomem seus amigos os deixariam, Remo inventava cada mês uma desculpa bem elaborada sobre sua ausência. No segundo ano da escola Thiago e Sirius descobriram a verdade sobre ele. E para a grande surpresa do Remo, eles não apenas continuaram seus amigos mas também elaboraram um plano para amenizar a solidão da isolação mensal dele. Eles também deram a ele um apelido que iria seguir lo durante seu período na escola: "Aluado". Remo terminou seu ano letivo com maestria.
A Ordem da Fênix
Quando os quatro terminaram a escola, a acensão do Lorde Voldemort estava quase completa. A verdadeira resistência a ele era uma organização chamada A Ordem da Fênix, na qual os quatro jovens se juntaram.
A morte do Thiago Potter, junto com a de sua mulher Lilian, pelas mão do Lorde das Trevas, foi um dos eventos mais traumático da vida já conturbada do Remo. Seus amigos significavam mais do que qualquer outra pessoa para ele , porque já havia aceitado a muito tempo o fato de que a maioria das pessoas iriam o tratar como o intocável, e que não tinha nenhuma chance dele se casar e ter filhos. E ainda pior, menos de vinte e quatro horas depois ele perdeu seus outros dois melhores amigos. Ele estava no norte do pais em missão da Ordem da Fênix quando ouviu a terrível noticia que um de seus amigos havia assassinado o outro, e agora estava em Azkaban, um traidor da Ordem e da Lilian e Thiago.
A queda de Voldemort, uma fonte de alegria para o resto da comunidade magica, marcou o início de um longo período de solidão e infelicidade para o Remo.Ele perdeu seus três amigos mais próximos e, com a Ordem dissolvida, seus companheiros anteriores retornaram a vidas ocupadas com famílias. Sua mãe já havia falecido e, embora Lyall, seu pai, sempre ficasse muito feliz de ver seu filho, Remo se recusou a por a vida pacifica de seu pai em perigo voltando a morar com ele.
Remo agora vivia um vida carente, aceitando trabalhos que claramente estavam a baixo de seu nivel, sempre sabendo que ele teria que deixá-los antes que sua rotina de doente uma vez por mês na lua cheia fosse percebida por seus colegas de trabalho.
A Poção de Acônito
Uma nova invenção da comunidade mágica deu esperança a Remo: a descoberta da Poção de Acônito. Essa poção para Lobisomens não impedia que eles perdessem sua forma humana uma vez por mês, mas restringia sua transformação à de um lobo comum e sonolento. Sempre foi o maior medo do Remo que ele matasse durante o seu período de transformação. No entanto, a Poção de Acônito era complexa e os ingredientes eram muito caros. Remo não conseguiu provar sem ter que admitir o que era e então continuou sua existência solitária e itinerante.
O Retorno a Hogwarts
Mais uma vez, Albus Dumbledore mudou o curso da vida de Remo Lupin quando ele o rastreou até uma cabana semi-abandonada em Yorkshire. Encantada de ver o diretor, Remus ficou surpreso quando Dumbledore lhe ofereceu o cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas. Ele só foi persuadido a aceitar quando Dumbledore explicou que haveria um suprimento ilimitado de Poção de Acônito, cortesia do mestre de Poções, Severo Snape.
Em Hogwarts, Remo revelou-se ser um professor dotado, com um toque raro para o seu próprio assunto e uma profunda compreensão de seus alunos. Ele era, como sempre, particularmente atraído pelo perdedor, e tanto Neville Longbottom quanto Harry Potter se beneficiaram de sua sabedoria e bondade.
No entanto, a velha falha do Remo estava no trabalho. Ele teve suspeitas graves sobre um dos seus antigos amigos, um conhecido fugitivo, mas não os compartilhou com ninguém em Hogwarts. Seu desejo desesperado de pertencer e de ser apreciado significava que ele não era tão corajoso nem tão honesto quanto deveria ter sido. Uma desastrosa combinação de circunstâncias surgiu e resultou em Remo sofrendo uma transformação de lobisomem nos terrenos da escola. O ressentimento de Severo Snape, nunca diminuiu com subsequente cortesia do Remo, assegurou-se de que fosse de conhecimento de todos o que o professor de Defesa Contra as Artes das Trevas era. Remo se sentiu obrigado a renunciar e abandonou Hogwarts mais uma vez.
O Casamento
Lorde Voldemort estava novamente em ascensão, a velha resistência se reagrupou e Remo se viu mais uma vez na Ordem da Fênix.
Dessa vez o grupo havia incluiu uma Auror que era muito jovem para ter participado da primeira formação. Nymphadora Tonks, inteligente, corajosa e engraçada, de cabelos cor de rosa, era protegida do Alasto "Olho Tonto" Moody, o Auror mais duro de todos.
Remo, tantas vezes melancólico e solitário, foi primeiro divertido, depois impressionado e depois ferido pela jovem bruxa. Ele nunca se apaixonou antes. Se tivesse acontecido em dias de paz ele teria ido para outro lugar e iria para outro emprego, para que não precisasse suportar a dor de ver Tonks se apaixonar por um jovem bruxo no escritório dos Aurores. Porem eles estavam em período de guerra; e ambos eram necessários na Ordem da Fênix, e ninguém sabia o que poderia acontecer no dia seguinte. Remo sentiu-se justificando em permanecer onde estava, mantendo seus sentimentos para si mesmo, mas se alegrando secretamente a cada ver que era colocado em missão junto a Tonks durante a noite toda.
Remo nunca imaginou que Tonks poderia retornar seus sentimentos porque já estava acostumado a se considerar indigno e impuro. Uma noite, quando estavam escondidos fora da casa de um conhecido Comensal da Morte, depois de um ano de amizade cada vez mais quente, Tonks fez uma observação sobre um de ses colegas da Ordem ("Ele ainda é bonito, não é, mesmo depois de Azkaban?"). Antes que ele pudesse perceber, Remo respondeu amargamente o que ele supos ser ela se apaixonando pelo seu velho amigo ("Ele sempre ficou com as mulheres") Com isso Tonks ficou muito irritada. "Você saberia perfeitamente por quem eu me apaixonei, se você não estivesse tão ocupado sentindo pena de se notar".
A resposta imediata do Remo foi uma felicidade que ele nunca havia experimentado em sua vida, mas isso foi extinguido quase imediatamente por por uma sensação de esmagamento. Ele sempre soube que não podia se casar e correr o risco de passar por sua dolorosa e vergonhosa condição. Ele, portanto, fingiu que não havia entendido o que Tonks havia dito, o que não a enganava. Mais sábia do que Remo, ela tinha certeza que ele a amava, mas que se recusava a admitir isso. Com isso ele evitou qualquer missão com ela, e ele mal falava com a Tonks e começou a se voluntariar para as missões mais perigosas. Tonks ficou muito infeliz, convencida de que o homem que ela amava não passava mais tempo com ela, e preferia ir para sua morte ao invés de admitir seus sentimentos.
Remo e Tonks juntos combateram Lorde Voldemort e seus Comensais da Morte no Departamento de Mistérios, uma batalha que resultou na exposição pública do retorno de Voldemort. A perda do último dos seus amigos de escola durante esta batalha não ajudou a amenizar a crescente atitude autodestrutiva de Remo. Tonks só podia assistir em desespero enquanto ele se voluntariava para espiar pela Ordem, partindo para viver entre outros lobisomens e tentando convencê-los a se juntar ao lado de Dumbledore. Ao fazer isso, ele estava se expondo para possíveis represálias do lobisomem que mudou sua vida para sempre, Fenrir Greyback.
Remo ficou frente a frente com ambos Greyback e Tonks em Hogwarts quase um ano depois, quando a Ordem confrontou com os Comensais da Morte dentro do castelo. Durante esta batalha, Remo perdeu outra pessoa que ele amava: Alvo Dumbledore. Dumbledore era adorado por todos os membros da Ordem da Fênix, mas para Remo, ele representou o tipo de bondade, tolerância e compreensão que ele não recebeu de ninguém no mundo exceto de seus pais e seus três melhores amigos, e ele foi o único homem a oferecer a ele uma posição dentro da sociedade normal dos bruxos.
Após a luta sangrenta, inspirada pelo discurso de amor eterno de Fleur Delacour para Gui Weasley, que foi atacado por Greyback, Tonks fez uma corajosa e pública declaração dos seus sentimentos por Remo, que foi forçado a admitir a força de seu amor por ela. Apesar do contínuo receio de que ele estava agindo de forma egoísta, Remo se casou com Tonks discretamente no norte da Escócia, com testemunhas tiradas da taverna local de bruxos. Ele ainda temia que o estigma ligado a ele infectasse sua esposa e não quis muito alarde em torno de sua união; ele alternava constantemente entre a euforia de ter se casado com a mulher dos seus sonhos e o terror do que ele poderia trazer sobre ambos.
Paternidade
Dentro de poucas semanas do seu casamento, Remo percebeu que Tonks estava grávida e todo o medo que ele tinha veio à tona. Ele estava convencido que ele havia passado sua situação para uma criança inocente e que ele havia condenado Tonks a mesma vida que sua mãe, sempre se mudando, incapaz de se estabelecer, tendo que esconder seu filho cada vez mais violento da vista dos outros. Cheio de remorso e auto recriminação, Remo fugiu, deixando Tonks grávida, procurando por Harry e se oferecendo para acompanhá-lo em qualquer aventura que surgisse que desafiasse a morte.
Para o choque e descontentamento de Remo, o Harry com dezessete anos não só recusou sua oferta, mas também ficou furioso e se sentiu insultado. Ele disse ao seu ex-professor que ele estava sendo egoísta e irresponsável. Remo respondeu com uma violência incomum e saiu da casa, refugiando-se em um canto do Caldeirão Furado, onde ele se sentou bebendo e fumando.
No entanto, após algumas horas de reflexão, Remo foi forçado a aceitar que seu ex-aluno tinha acabado de ensiná-lo uma lição valiosa. Tiago e Lílian, Remo pensou, estavam juntos de Harry até que isso os tenha levado à sua própria morte. Seus próprios pais, Lyall e Hope, sacrificaram sua paz e segurança para manter a família junta. Amargamente envergonhado, Remo deixou a pousada e retornou para sua esposa, onde ele implorou pelo perdão dela e jurou que, aconteça o que acontecer, ele nunca mais a deixaria novamente. Pelo resto da gravidez de Tonks, Remo evitou missões para a Ordem da Fênix e fez de sua primeira prioridade proteger sua esposa e seu filho.
O filho dos Lupin, Ted Remo (‘Teddy’), recebeu o nome do sogro de Remo recém-falecido. Para o alívio e alegria de ambos os pais, ele não mostrou nenhum sinal de licantropia quando nasceu, mas herdou a habilidade de sua mãe de mudar sua aparência quando quisesse. Na noite do nascimento de Teddy, Remo brevemente deixou Tonks e seu filho à cargo de sua sogra, para que ele pudesse ir e encontrar Harry pela primeira vez depois de se enfrentarem furiosamente. Lá, ele pediu a Harry que ele fosse o padrinho de Teddy, não sentindo nada além de perdão e gratidão para com a pessoa que o mandou para casa com a família que o deu sua maior felicidade.
Morte
Remo e Tonks retornaram a Hogwarts para a batalha final contra Voldemort, deixando seu pequeno filho aos cuidados da avó dele. O casal sabia que se Voldemort ganhasse esta batalha, sua família certamente seria eliminada: ambos eram membros conhecidos da Ordem da Fênix, Tonks era uma mulher marcada aos olhos de sua tia Comensal da Morte, Bellatrix Lestrange, e seu filho era a verdadeira antítese de um puro sangue, tendo muitos parentes trouxas e um traço de lobisomem.
Tendo sobrevivido a vários encontros com os Comensais da Morte e abrindo caminhos com muita habilidade e coragem por entre várias curvas apertadas, Remo Lupin teve seu fim nas mãos de Antônio Dolohov, um dos mais antigos, dedicados e sádicos Comensais da Morte de Voldemort. Remo não estava mais em condições primárias de luta quando ele correu para se juntar à luta. Meses de inatividade, utilizando principalmente feitiços de ocultação e proteção, atenuaram suas capacidades de duelar, e quando ele foi contra um duelista com a destreza de Dolohov, agora endurecido pela batalha depois de meses matando e mutilando, suas reações foram muito lentas.
Remo Lupin foi premiado postumamente com a Ordem de Merlim, Primeira Classe, o primeiro lobisomem a receber esta honra. O exemplo de sua vida e morte contribuiu bastante para elevar o estigma sobre os lobisomens. Ele nunca foi esquecido por ninguém que o conheceu: um homem corajoso e gentil que fez o melhor que podia em várias circunstancias difíceis e que ajudou muito mais do que ele jamais tenha percebido.
Pensamentos de J.K Rowling
Remo Lupin era um dos meus personagens favoritos de toda a série Potter. Eu me permiti chorar mais uma vez ao escrever este artigo, por que eu odiei mata-lo.
A condição de licantropia (ser um lobisomem) de Lupin foi uma metáfora para aquelas doenças que carregam um estigma, como HIV e AIDS. Todos os tipos de superstições parecem rodear doenças transmitidas pelo sangue, provavelmente devido a tabus que cercam o próprio sangue. A comunidade bruxa é tão propensa à histeria e preconceito quanto a comunidade trouxa, e o personagem de Lupin me deu a oportunidade de analisar estas atitudes.
O patrono de Remo nunca foi revelado nos livros de Potter, embora seja ele quem ensina a Harry a difícil e incomum arte de produzir um. É, na verdade, um lobo – um lobo normal, não um lobisomem. Lobos são orientados à família e não agressivos, mas Remo não gosta da forma de seu patrono, que é um lembrete constante de seu sofrimento. Tudo lupino o desagrada, e ele frequentemente produz um patrono não corporal intencionalmente, especialmente quando outros estão vendo.
Texto Original:https://www.pottermore.com/writing-by-jk-rowling/remus-lupin
Comments